Conselho anuncia homenageados com a comenda Abdias Nascimento

Da Redação | 14/06/2016, 19h04

O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou ao Plenário nesta terça-feira (14) que o Conselho da Comenda Senador Abdias Nascimento escolheu seus homenageados para a edição deste ano.

Serão quatro homenagens, além de uma personalidade agraciada in memorian. A comenda será entregue ao Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso (Imune), ao cantor Lazzo Matumbi e aos atores Lázaro Ramos e Zezé Motta. O percussionista Naná Vasconcelos, falecido no último mês de março, também receberá a homenagem. A sessão especial para a entrega da comenda será realizada no mês de novembro, para celebrar o Dia da Consciência Negra — comemorado no dia 20.

O conselho, presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS), é responsável pela comenda, entregue todos os anos pelo Senado a pessoas e instituições que se destacam na luta contra o racismo e pela contribuição da raça negra para a formação do país.

Abdias Nascimento

A comenda é inspirada em Abdias do Nascimento (1914-2011), senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Ele esteve à frente de projetos pioneiros na luta pela igualdade racial, como o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo.

Passou 13 anos no exílio após a edição do Ato Institucional 5 pelo regime militar, em 1968. Foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)