Telmário protocola nova denúncia contra Jucá no Conselho de Ética

Da Redação | 07/06/2016, 15h54

O senador Telmário Mota (PDT-RR) protocolou nesta terça-feira (7) denúncia com pedido de instauração de processo disciplinar contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR), porque teria sido chamado por ele de “bandido” e “desqualificado”.

No final de maio, Telmário e o presidente do PDT, Carlos Lupi, entraram com representação contra Jucá por quebra de decoro parlamentar. O pedido baseava-se em gravações de conversas do senador com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em que os dois supostamente discutiam a obstrução à Operação Lava Jato.

Segundo a nova denúncia de Telmário, ao ser perguntado por jornalistas sobre a representação protocolada pelo PDT, Romero Jucá teria afirmado que “um dos autores é um bandido”, referindo-se a Telmário, a quem ainda teria chamado de “desqualificado”.

— O denunciado, ao ofender, no interior do edifício do Senado, a honra do denunciante, acusando-o de bandido, desqualificado e de ser sustentado pela mulher com dinheiro roubado da Assembleia Legislativa teve, sem sombra de dúvida, comportamento reprovável, que feriu a ética e o decoro parlamentar, devendo, por essa razão, ser punido com a medida disciplinar cabível — afirmou o senador no documento, destacando que o comportamento se configura em falta disciplinar.

O presidente do Conselho, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), tem cinco dias para decidir se dará curso ou não à denúncia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)