CDH divulga calendário de debates em favor dos direitos dos trabalhadores

Da Redação | 07/06/2016, 21h03

O presidente da Comissão de Diretos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Paulo Paim (PT-RS) divulgou nesta terça-feira (7), calendário unificado de debates da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, lançada no dia 31 de maio. Previdência social, trabalho escravo, terceirização e piso salarial legislado são os temas a serem levados aos 27 estados brasileiros e ao Distrito Federal a parti da próxima semana.

Dentre os pontos defendidos pelos representantes dos trabalhadores que participaram da reunião de trabalho na CDH nesta terça-feira (7) está a realização de grandes movimentos sociais e sindicais em prol da recriação do Ministério da Previdência Social, pasta que foi incorporada ao Ministério da Fazenda.

Durante a reunião, Paulo Paim criticou a reforma da Previdência Social e alertou que o fim do ministério servirá para prejudicar os trabalhadores brasileiros.

— A Previdência não precisa de reforma, tendo em vista que o superávit chegou a mais de R$ 54 bilhões em 2014. O que temos é a falácia do rombo da Previdência como pretexto para tirar os direitos dos trabalhadores e aposentados — disse o senador.

Para o representante da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Floriano Martins de Sá Neto, é necessário que todas as categorias se unam para defender os direitos dos trabalhadores.

— Estão atacando os direitos dos trabalhadores de todos os lados. A sociedade brasileira está vivendo uma barbárie, imagine sem a Previdência Social. Precisamos de união da classe trabalhadora para não deixar nenhum direito de lado — argumentou.

As primeiras audiências públicas ficaram marcadas para a Região Sul: dia 16 de junho, no Paraná; 17, em Santa Catarina; e 20, no Rio Grande do Sul. As datas prováveis das audiências seguintes serão dia 8 de julho, no Mato Grosso; e dias 5, 19 e 29 de agosto no Pará, Tocantins e Goiás, respectivamente. Em Minas Gerais, o debate deverá acontecer no dia 2 de setembro; no Rio de Janeiro, dia 7 de outubro; e, na Bahia, dia 28 de outubro.

Com informações da assessoria de imprensa do senador Paulo Paim

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)