Ricardo Ferraço diz que reajustes precisam ser discutidos pelo Senado

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/06/2016, 17h15

O senador  Ricardo Ferraço (PSDB-ES) advertiu que o Senado deverá debater com profundidade os projetos aprovados na semana passada pela Câmara dos Deputados, que preveem reajustes e benefícios para o funcionalismo público. Um deles aumenta o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que é o teto salarial dos servidores.

Ele sublinhou que esses reajustes provocarão um rombo fiscal de quase R$ 60 bilhões se forem aprovados também pelo Senado. Além disso, segundo o senador, o reajuste do teto no serviço público terá efeitos que agravarão as dificuldades de estados e municípios, alertou.

Ricardo Ferraço salientou que o país vive uma grave crise econômica e fiscal e que, há poucos dias, o Congresso Nacional autorizou o governo a fechar o ano com um rombo de R$ 170 bilhões. Isso sinaliza que o momento é de sacrifício. Mas esse sacrifício não pode ser seletivo, tem que ser compartilhado por todos, argumentou o senador.

— Se, num momento como esse, abrirmos espaços para aumentar o teto dos senhores ministros do Supremo Tribunal Federal, pelo efeito em cascata que tem,  o impacto disso em alguns estados é muito forte e grande, abrindo inclusive uma coisa absurda e indecorosa: o espaço para que nós senadores possamos aumentar nossos próprios salários. Isso não é possível. Este não é o momento de aprofundarmos ainda mais o rombo fiscal por estarmos muito próximo de um colapso.

Ferraço adiantou que pedirá, na reunião desta terça (7) da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, seja chamado a explicar as consequências dos aumentos aprovados pelos deputados para as contas públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)