CAE fará sabatina de indicado para o Banco Central na terça-feira

Da Redação | 03/06/2016, 15h25

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizará na terça-feira (7), às 10h, a sabatina do economista Ilan Goldfajn, indicado para a presidência do Banco Central (BC). A votação no Plenário do Senado poderá ocorrer no mesmo dia, à tarde. Em 31 de maio, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) leu relatório favorável à mensagem da Presidência da República, e a presidente da CAE, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), concedeu vista coletiva.

A marcação da data da sabatina foi precedida de polêmica, porque os aliados do governo pretendiam realizá-la na semana passada, a fim de viabilizar a participação do novo presidente do BC na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) marcada para 7 e 8 de junho. Lira argumentou que o atual presidente da instituição, Alexandre Tombini, informou por meio de sua assessoria que não gostaria de coordenar a reunião do comitê encarregado de definir a taxa básica de juros, a Selic.

A presidente da CAE disse, na ocasião, concordar com a possibilidade de se realizar a sabatina na semana passada, se houvesse acordo nesse sentido, na comissão. Mas o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) argumentou a necessidade de se investigar melhor um possível conflito de interesse, já que Ilan Goldfajn foi economista-chefe do Itaú Unibanco e acionista do maior banco privado brasileiro desde agosto de 2010.

Lindbergh chegou a apresentar requerimento para que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República se pronunciasse sobre esse possível conflito de interesse. Retirou-o depois que Raimundo Lira anunciou ter recebido ligação de Ilan Goldfajn informando já ter vendido as ações no Itaú Unibanco.

Entretanto, Lindbergh e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) não concordaram com a quebra do interstício de cinco dias entre a leitura do relatório e a sabatina, sob o argumento de que a dispensa violaria o Regimento Interno do Senado. O assunto foi levado ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que, numa interpretação do Regimento, decidiu pela contagem do prazo de cinco dias a partir da leitura da mensagem de indicação no Plenário - no caso de Goldfajn, ocorrida em 23 de maio.

Entretanto, não foi marcada uma nova reunião da CAE para decidir o assunto. Esta deverá ser a segunda sabatina de Goldfajn na comissão, que aprovou seu nome para o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central entre 2000 e 2003.

Nascido em Israel, em 1966, Goldfajn tem doutorado em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA). Lecionou economia na Universidade Brandeis, no estado norte-americano de Massachusetts, e na PUC do Rio de Janeiro. Trabalhou no Fundo Monetário Internacional, onde realizou estudos sobre políticas econômicas dos países em desenvolvimento.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)