Senado recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Anderson Vieira | 30/05/2016, 14h31

O Senado recebeu, nesta segunda-feira (30), a visita da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Vinda de Portugal, a imagem da santa veio acompanhada das relíquias de São João Paulo II como parte da sessão especial realizada no Plenário para celebrar os missionários da imagem peregrina.

Na abertura da solenidade, o senador Hélio José (PMDB-DF) afirmou que Maria representa a conexão da humanidade com Deus e simboliza o amor e a família. Segundo ele, a homenagem do Senado denota a importância de Nossa Senhora na vida, na fé e na cultura do brasileiro.

O parlamentar aproveitou para lembrar a importância da festa do Encontro da Mãe com o Filho, realizada todos os anos no Santuário de Menino Jesus de Praga, em Brazlândia, no Distrito Federal.

— Desta vez, 80 mil pessoas receberam esse símbolo da fé cristã em Brazlândia, numa demonstração da devoção do povo à Nossa Senhora — afirmou o parlamentar.

Festas

Representando a arquidiocese de Brasília, o padre André Pereira Lima lembrou que a igreja viverá em 2017 dois momentos especiais. O ano será marcado pelo centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima e os três séculos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo.

— Serão um grandes momentos para o Brasil e para o mundo. Quando contemplamos as aparições de Maria, especialmente as de Fátima, percebemos um alerta: que as pessoas se voltem a Deus — advertiu.

Intercessão

A ministra-conselheira da República Portuguesa, Florbela Alhinho Paraíba, disse que o catolicismo é uma referência na história lusitana e marcante na vida do país. Ele ressaltou que são muitos os brasileiros que visitam Portugal e quase todos aproveitam para ir à cidade de Fátima.

— Numa casa como essa em que se legisla, o que se retira do exemplo de Maria é o exemplo do serviço abnegado e humilde. Sempre que pensamos nela, há uma relação com o serviço e a intercessão junto de Deus — opinou.

Já o fundador da Obra Missionária Nossa Senhora de Fátima "A Peregrina", Valdemar Reis, lembrou outras aparições marianas pelo mundo e ressaltou que o papel dela e levar os homens a Jesus.

A imagem peregrina permaneceu em exposição no auditório Petrônio Portela até às 17h desta segunda-feira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)