Revista Em Discussão! aborda violência contra a mulher

Da Redação | 27/05/2016, 15h44

Em seu número 27, a revista Em Discussão!, publicada pela Secretaria de Comunicação Social do Senado, traz uma reportagem especial sobre a Política Nacional de Combate à Violência contra a Mulher. Os programas e ações visando levar mais segurança e respeito ao dia a dia da mulher têm evoluído, mas ainda apresentam fragilidades no campo da informação e da coordenação que precisam ser superadas, de acordo com relatório de avaliação aprovado no final do ano passado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

A reportagem mostra que ainda é grave o quadro de ofensas físicas e morais à mulher. O Brasil é o quinto país mais violento nesse aspecto, com 105 mil assassinatos de mulheres entre 1980 e 2013. A taxa de homicídios é de 4,8 por 100 mil mulheres, quando no Reino Unido não passa de 0,1 por 100 mil.

A questão da leniência da sociedade brasileira com o estupro é tratada em várias matérias. Numa delas, a revista resgata o debate conjunto realizado pela CDH e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) sobre o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que apontou um elevado índice de aprovação (65%) a essa forma de violência no caso das mulheres trajando roupas que mostrassem o corpo. Embora o percentual tenha sido corrigido posteriormente, em razão de uma ajuste estatístico para corrigir erro de tabulação, o percentual de 26% ainda pode ser considerado muito alto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)