Wellington Fagundes afirma que é preciso superar a crise política e melhorar a logística de transporte

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/05/2016, 18h49

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) alertou que o Brasil precisa por fim à crise política para poder se dedicar a busca de soluções para a economia.

Nesse contexto, um setor que precisa de providências imediatas é o da logística de transporte, já que a deficiência no escoamento da produção é que prejudica e encarece os produtos nacionais.

Um projeto que, segundo Wellington Fagundes, pode melhorar essa situação é o chamado Arco Norte, que visa uma maior exploração portuária de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, mediante o aproveitamento do potencial de navegação dos rios Madeira, Amazonas e Tapajós.

Ele explicou que, se concretizada, a obra permitirá, em 10 anos, que o país escoe 20 milhões de toneladas pelos portos daqueles estados. E para que o Arco Norte se torne realidade, Wellington Fagundes pediu ao governo que resolva os entraves que impedem o início dessa e de outras obras que visam melhorar a logística de transporte do país.

— No setor de portos, onde trabalhamos pela viabilização do Arco Norte, já foram autorizados R$ 16 bilhões em obras novas, mas parte está ameaça por problemas econômicos. Também foram feitos leilões de 3 novos terminais. Em condições de serem  licitados ainda este ano estão ainda 4 aeroportos, 4 rodovias e 9 terminais portuários. Portanto, isso reforça o entendimento que precisamos dar fim a esse conturbado momento político e nos dedicarmos exclusivamente a fazer com que o Brasil volte a andar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)