Ana Amélia protesta contra o desperdício de alimentos

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/05/2016, 17h24

Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), a senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu apoio à legislação que reduz o desperdício de alimentos, tema de audiência hoje na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Ela destacou o sucesso do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, que distribui toneladas de alimentos a instituições assistenciais, e conta com o envolvimento de toda a comunidade no combate ao desperdício. Ana Amélia, porém, lamentou que a legislação brasileira atual impeça que as cozinhas industriais doem as refeições que sobraram, apesar de, segundo ela, estar provada a possibilidade de fazer a doação sem prejuízo da segurança alimentar.

— As empresas jogam no lixo milhares e milhares de toneladas de comida saudável porque hoje a legislação criminaliza o doador que der um alimento. Agora, na Europa, está sendo multado quem não doar os alimentos — frisou.

A senadora também comentou a avaliação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o desemprego no Brasil e sua relação com os problemas sociais. Ana Amélia ressaltou que a OIT reconhece a importância das políticas de transferência de renda, mas considera que são insuficientes e precisam ser complementadas por maior nível de emprego. O relatório da organização, segundo a senadora, também se preocupa com os efeitos negativos da corrupção sobre a economia e contra a população mais pobre.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)