Pedro Chaves, Wirlande da Luz e José Aníbal tomam posse no Senado

Da Redação | 17/05/2016, 16h31

Tomaram posse no Senado nesta terça-feira (17) Pedro Chaves (PSC-MS), Wirlande da Luz (PMDB-RR) e José Aníbal (PSDB-SP). Os três juraram “guardar a Constituição e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Pedro Chaves assume o mandato do senador cassado Delcídio do Amaral. Economista e educador, Pedro Chaves foi reitor por 15 anos e criador de várias universidades. Ele pretende focar o trabalho legislativo nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e economia.

Wirlande da Luz assume no lugar de Romero Jucá (PMDB-RR), que se licenciou para assumir o cargo de ministro do Planejamento do governo Michel Temer. Wirlande é médico pediatra e tem 61 anos. Foi secretário municipal de Saúde de Boa Vista e ocupou a vaga de senador em 2005, durante quatro meses, enquanto o titular permaneceu à frente do Ministério da Previdência no governo Lula. Sua atuação foi voltada à área social, com destaque para a saúde. O parlamentar já foi também presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima.

Já o ex-deputado federal José Aníbal assume a cadeira de José Serra (PSDB-SP), novo ministro das Relações Exteriores. Aos 68 anos, Aníbal preside atualmente o Instituto Teotônio Villela (ITV). É membro do PSDB de São Paulo, partido ao qual se filiou em 1989, após passar pelo PMDB e pelo PT. Já exerceu o mandato de vereador em São Paulo e foi eleito deputado federal por cinco vezes. Na Câmara foi líder do PSDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Também já exerceu cargo no governo paulista e presidiu o PSDB nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)