Jorge Viana apela pela recriação do Ministério da Cultura

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/05/2016, 18h35

O senador Jorge Viana (PT-AC) vai propor que o Senado realize uma sessão temática, com a presença de artistas e intelectuais, para discutir a importância do Ministério da Cultura na estrutura de um governo.

Ele lembrou que o ex-presidente José Sarney criou o MinC e também a primeira lei de incentivo à cultura, a Lei Sarney. O então presidente Fernando Collor, deu prosseguimento aos incentivos à área, criando a Lei Rouanet, mas extinguiu a pasta, recriada pelo então presidente Itamar Franco e considerada importante para toda a sociedade, disse Jorge Viana, que fez um apelo:

— Presidente Michel Temer, inspire-se no Itamar Franco. Foi o presidente Itamar Franco que trouxe de volta o Ministério da Cultura. Foi o presidente Sarney que o criou. Dê esse passo, faça esse gesto. Converse com os intelectuais, com escritores, com artistas, com aqueles que fazem a cultura popular. Não há como este país seguir em frente, se dizer do século XXI, sem ter nas políticas públicas um belo e fundamental espaço para a cultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)