Após reassumir mandato, Cidinho Santos defende agricultura familiar

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/05/2016, 17h01

Em seu primeiro discurso após reassumir o mandato no Senado, Cidinho Santos (PR-MT) fez uma defesa da agricultura familiar. O senador mato-grossense é suplente de Blairo Maggi, que se licenciou para assumir o Ministério da Agricultura.

De acordo com Cidinho, a maioria dos alimentos da mesa do trabalhador brasileiro vem da agricultura familiar. Ele informou que o setor é responsável por sete de cada dez empregos no campo. O senador avaliou, no entanto, que as funções da agricultura familiar devem ficar com o Ministério da Agricultura e não com a área social, como definido pelo atual governo. Cidinho acrescentou que vai enviar um ofício para a Casa Civil cobrando uma posição nesse sentido.

O senador elogiou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, destacando que o Pronaf é referência no meio rural e já foi copiado por outros países.

— O Pronaf é um programa de extrema importância para o agricultor, pois integra a cadeia do agronegócio, proporcionado aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, a valorização do produtor, a profissionalização dos produtores rurais e favorecendo a municipalização da agricultura.

Cidinho Santos disse que a situação atual do país é bem diferente das outras duas vezes em que ele assumiu o mandato. Ele lamentou a saída de Dilma Rousseff, mas reconheceu que as ações do governo depois da reeleição da presidente foram muito diferentes do que foi prometido na campanha. Para o senador, não havia outra saída além do afastamento de Dilma, já que o Brasil ficou em “uma situação ingovernável”. Ele ainda se disse muito otimista com o presidente interino Michel Temer e prometeu trabalhar pelo Mato Grosso e pelo Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)