Lúcia Vânia defende revisão do superávit primário

Da Redação | 25/04/2016, 19h41

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (25), a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) defendeu a revisão do superávit primário, que é o dinheiro que sobra nas contas públicas depois de o governo pagar as despesas, exceto juros da dívida pública. A senadora disse temer a possibilidade de contingenciamento nas despesas da União, que poderiam até interromper a oferta de serviços à população. Segundo a senadora, se essa meta não for revista pelo governo, o próprio Congresso Nacional deveria redefinir.

— Se essa meta não for redefinida, muitos serviços podem ser paralisados — alertou.

A senadora contou que já foi informada que o governo quer uma sessão do Congresso para tratar do assunto. O presidente da Câmara dos Deputados, no entanto, anunciou que não vai votar matéria alguma até ser definido o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Para a senadora, esse impasse precisa ser superado, para o bem do país.

Lúcia Vânia também defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 143/2015, que já passou pelo primeiro turno de votação no último dia 13. A proposta permite aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios aplicar em outras despesas parte dos recursos hoje atrelados a áreas específicas, como saúde, educação, tecnologia e pesquisa. Para a senadora, a medida é importante para “que os governadores possam governar”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)