Gleisi diz que manifestações em defesa da democracia reverteram expectativas sobre o impeachment

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/04/2016, 19h11

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse nesta segunda-feira (4) em Plenário que não haverá impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. A senadora afirmou que a reversão de expectativas se dá em razão das  manifestações de rua na última sexta-feira (1º) e também no dia 18 de março, repudiando "o golpe contra a democracia".

Ela salientou que diversas entidades se manifestaram como o afastamento de Dilma. Como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e centrais sindicais. Gleisi sublinhou que artistas e intelectuais têm comparecido ao Palácio do Planalto para defender o governo Dilma.

Outro fator que tem pesado contra a tese do impeachment, disse Gleisi, foi a convenção relâmpago do PMDB na semana passada, quando, em três minutos, a legenda, decidiu romper com o governo. A senadora disse acreditar que com a derrubada da tese de impeachment pela Câmara dos Deputados, o país deve "reagir". É que para ela, a crise política é um complicador para a solução econômica.

— O inconformismo da derrota nas eleições de 2014 e os erros políticos praticados pelo governo mesmo nos levaram a um impasse que atravessa o país. Derrotada essa pauta do impeachment — e vai ser derrotada — nós precisamos abrir o caminho para a retomada do diálogo e do esforço político para melhorar a economia e a vida da população brasileira. É essa a nossa função nesta Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)