Comissões debaterão resultados de grupo que analisa desenvolvimento da fosfoetanolamina

Da Redação | 04/04/2016, 09h25

Está marcada para terça-feira (5), a partir das 8h45, audiência conjunta interativa das comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para debater com autoridades e pesquisadores os resultados obtidos até agora pelo grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de definir as etapas para o desenvolvimento clínico da fosfoetanolamina, substância conhecida como a "pílula do câncer".

Serão discutidos o estágio das pesquisas nas esferas federal e estadual, as etapas a seguir, os testes clínicos necessários e a estimativa oficial de prazos para a produção em escala no país desse medicamento.

Foram convidados o químico Gilberto Chierice, que desenvolveu a fosfoetanolamina sintética no laboratório de São Carlos (SP) da Universidade de São Paulo (USP); Marisa Breitenbach, coordenadora de Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca); além de autoridades do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Butantan e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Plenário do Senado aprovou, no dia 22 de março, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 3/2016, que autoriza pacientes com câncer a usarem a a fosfoetanolamina sintética antes de seu registro na Anvisa. O projeto seguiu para sanção presidencial.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)