Ricardo Ferraço comenta delação de Delcídio e queda no PIB

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/03/2016, 16h37

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) disse em discurso, nesta quinta-feira (3), que o país foi surpreendido com dois fatos preocupantes: as notícias sobre a delação premiada feita pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e os dados da retração econômica em 2015.

Ele explicou que, em edição antecipada, a revista IstoÉ adianta que Delcídio teria dito, em delação premiada à Procuradoria-Geral da República, que a presidente Dilma Rousseff tinha total conhecimento da venda da refinaria de Pasadena que, segundo o senador, foi o embrião de todo o escândalo de corrupção na Petrobras.

Segundo a revista, Delcídio acusa a presidente de tentar interferir nas investigações da Operação Lava-Jato e cita outras autoridades, inclusive o ex-presidente Lula.

— Se isso tudo for verdade e se a delação for aceita pelo Supremo Tribunal Federal, o país estará diante de uma situação política de uma gravidade sem precedentes — avaliou Ferraço.

Crise econômica

Quanto à situação econômica, Ricardo Ferraço lamentou a queda de 3,8% no produto interno bruto (PIB) em 2015 e a previsão de retração de cerca de 4% para este ano. O senador acredita que, se isso se confirmar, o Brasil enfrentará a pior retração econômica da série histórica dos indicadores do PIB.

— Estamos diante de uma crise econômica com elevados impactos sociais. Nós estamos diante de uma crise política, acompanhada de uma enorme crise moral, que precisa merecer, por parte dessas instituições que estão citadas nessas denúncias, um esclarecimento claro e objetivo sobre todos esses fatos.

Como Delcídio do Amaral está sob investigação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Ferraço entende que a Casa deve acelerar o processo para dar uma resposta rápida aos brasileiros sobre esse episódio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)