José Medeiros registra inauguração de centro de pesquisa em nanotecnologia em São Paulo

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/03/2016, 16h27

O senador José Medeiros (PPS-MT) registrou sua participação ontem, em São Paulo, da inauguração do centro de pesquisas avançadas em grafeno, nanomateriais e nanotecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

— O centro contará com uma equipe multidisciplinar, com engenheiros, físicos e químicos e terá como objetivo o domínio do ciclo tecnológico do grafeno, a matéria-prima do século 21 — disse o senador em Plenário, nesta quinta-feira (3).

Leve, transparente, flexível, impermeável e com elevadas condutividades térmica e elétrica, o grafeno é 200 vezes mais resistente que o aço e pode substituir o silício na fabricação de microprocessadores.

Na indústria das telecomunicações, disse o senador, o grafeno poderá incrementar a velocidade de transmissão de dados e gerar um verdadeiro salto na qualidade da telefonia móvel. E também poderá ser usado na fabricação de supercapacitores e baterias ultraduráveis e recarregáveis mais rapidamente.

Na medicina, acrescentou, o grafeno poderá ser usado nos implantes biônicos e interagir com tecidos vivos.

— Esses poucos exemplos já são suficientes para compreender que estamos diante de uma grande revolução tecnológica — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)