Impostos elevados atrasam o desenvolvimento nacional, afirma Raimundo Lira

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/03/2016, 18h22

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) disse, em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (3), que não existe país que tenha crescido e se desenvolvido economicamente sem educação de qualidade e sem exportar produtos resultantes de investimentos em pesquisa, ciência e tecnologia.

Segundo Raimundo Lira, foram criados muitos encargos para a atividade econômica a partir da Constituição de 1988. Ele observou que a carga tributária no Brasil encontra-se em 36%, ou 11 pontos percentuais acima do limite razoável, o que atrasa o desenvolvimento nacional.

Ele defende o aprimoramento do sistema tributário, como forma de reduzir custos empresariais e favorecer o desenvolvimento.

- Não podemos ter essa curva de crescimento e queda porque isso traz instabilidade. E esse crescimento constante, essa estabilidade do consumo nacional só existem se o dinheiro de quem produz, o dinheiro do trabalhador, o dinheiro do assalariado não seja confiscado. E hoje o contribuinte brasileiro, na média, dedica por ano cinco meses do seu trabalho para os impostos - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)