Aécio Neves pede renúncia de Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/03/2016, 17h25

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse nesta quinta-feira (3) que a queda de 3,8% no PIB de 2015 deve ser atribuída exclusivamente ao governo federal, que, por causa de medidas equivocadas, vem permitindo a volta da inflação e produzindo endividamento e desemprego.

Ele lembrou que essa é a segunda vez na história do Brasil que o país tem dois anos seguidos de queda no PIB.

Na primeira ocasião, na década de 30, acrescentou ele, havia uma grave crise internacional, mas, agora, o crescimento internacional médio é de 3%, inclusive em países cujas economias, como a do Brasil, são dependentes de commodities.

Delação de Delcídio

Aécio também comentou as supostas informações prestadas pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), em delação premiada, de que a presidente Dilma Rousseff tentou interferir nas apurações da Operação Lava Jato, inclusive nomeando para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma pessoa de sua confiança.

Para o senador, é preciso aguardar a comprovação do que disse Delcídio, mas a gravidade do momento pelo qual o país atravessa exige uma postura da presidente Dilma Rousseff.

— Será que não está no momento de a presidente da República, pensando não agora no seu partido e sequer no seu futuro, mas pensando no país, renunciar ao mandato de presidência da República para que, a partir desse gesto, nós possamos iniciar uma grande concertação e, a partir dela, a construção de uma agenda de retomada da confiança e, a partir dela, dos investimentos e, a partir deles, dos empregos para os brasileiros?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)