Eleito presidente da CCT, Lasier Martins enumera desafios para o desenvolvimento tecnológico

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/03/2016, 15h03

Novo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), o senador Lasier Martins (PDT-RS) elencou entre os desafios deste ano os debates, a fiscalização e o incentivo às políticas estratégicas para o desenvolvimento do setor no país.

Por isso, disse Lasier Martins nesta quarta-feira (2), é importante discutir a universalização do acesso à internet, aperfeiçoar os mecanismos de outorga de rádios e televisão e estimular investimentos em ciência e tecnologia, por meio do estreitamento de laços entre entidades privadas e públicas, como universidades e centros de pesquisa.

Ele ainda disse ser importante discutir o fundo nacional de desenvolvimento científico e tecnológico e conhecer de perto os resultados obtidos pelos 16 fundos setoriais existentes no país.

— O conhecimento científico e tecnológico é riqueza em si. Traz benefícios permanentes. Os países que têm equilíbrio e sustentabilidade nos dias de hoje em suas balanças comerciais internacionais são justamente aqueles que se destacam na criação e produção de componentes tecnológicos e que conseguem ter primazia na produção científica mundial — disse Lasier, em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)