Esforço parlamentar em 2016 deve ser maior do que no ano passado, diz Eduardo Cunha

Patrícia Oliveira | 02/02/2016, 17h59

Em discurso na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos no Congresso, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ressaltou que em 2016 o esforço dos parlamentares deve ser maior do que no ano passado. Ele destacou os desafios do momento: crise econômica, aumento da recessão e graves problemas de saúde pública, como a epidemia do zika vírus. Para Cunha, é importante que o Legislativo contribua com propostas para a melhoria do ambiente econômico e político, “embora nem sempre coincidentes com o almejado pelo Executivo”.

O presidente da Câmara destacou a produção legislativa da Câmara em 2015, quando foram apreciadas 1.114 matérias, entre elas as medidas de ajuste fiscal do governo e outras de impacto político e social.

Esta Casa legislativa cumpriu o seu papel de não apenas legislar as propostas do Poder Executivo, mas tratar com a mesma relevância os temas importantes para a sociedade afirmou.

Cunha também lembrou que, ao aprovarem o orçamento impositivo das emendas parlamentares, houve uma maior independência das ações e dos votos dos deputados em 2015, uma vez que os embates políticos na Câmara refletiram as opiniões dividas no país. Segundo ele, as dificuldades econômicas com a queda da arrecadação de todos os entes federados permitiu um acirramento dos debates e a “visão conflitante das soluções que devem ser buscadas”.

O deputado afirmou ainda que a Câmara não se furtará a examinar qualquer proposta originária do Executivo para ajudar o país a recuperar sua economia, mas questionou as medidas do governo.

Estaremos sempre à disposição para construirmos soluções que minimizem os efeitos danosos dessa grave crise para a população brasileira. Embora não exista consenso, nem nesta Casa, nem na sociedade, que o aumento da carga tributária seja a solução concluiu Cunha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)