Senado investiu em transparência e comunicação com a sociedade em 2015, afirma Renan

Da Redação | 17/12/2015, 20h05

Uma das iniciativas mais importantes do Senado em 2015 foi em mais transparência e no controle público, informou o presidente da Casa, Renan Calheiros, ao fazer nesta quinta-feira (17), em Plenário, o balanço do ano. Segundo ele, o trabalho iniciado em 2013 possibilitou dar publicidade a todas as informações sobre os gastos da Casa. A instalação do Conselho de Transparência possibilitou a divulgação dos valores de contratos, licitações, salários e verbas parlamentares.

— Fruto desse trabalho foi o reconhecimento por vários institutos, entre eles, a Fundação Getúlio Vargas, de que o Senado Federal é a instituição mais transparente dos Poderes Públicos, entre 138 órgãos e entidades pesquisados. O Conselho de Transparência do Senado é o único entre os Poderes Públicos, a contar com representantes especializados da sociedade civil — disse Renan.

O presidente do Senado apresentou números que justificam o reconhecimento. Com base na Lei de Acesso à Informação, o Senado recebeu 1.015 demandas e 99,11% delas foram atendidas em 30 dias, conforme determina a lei. Outro avanço foi a modernização do Portal da Transparência para facilitar a navegação do internauta.

A Secretaria de Transparência ouviu 86 mil pessoas em sete pesquisas com amostra científica sobre diversos temas. Os cidadãos opinaram sobre reforma política, situação energética, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência doméstica contra a mulher e contra jovens.

— De janeiro a novembro, o novo Portal da Transparência registrou 1,5 milhão de acessos. Além disso, a Assessoria de Imprensa do Senado Federal, criada para prestar informações quase que instantâneas aos veículos de comunicação, prestou atendimento sobre assuntos institucionais e de administração da Casa. Foram dadas mais de 500 respostas por e-mail. Além de mensagens eletrônicas, são mais de 100 atendimentos telefônicos mensais, ampliando os canais de comunicação com a sociedade — relatou Renan.

Comunicação Social

Renan Calheiros afirmou ainda que a Secretaria de Comunicação Social também teve papel protagonista no esforço por mais transparência. As visualizações das páginas de notícias do Portal do Senado cresceram 125%. Passaram de 548 mil em janeiro para 1,2 milhão no fim do ano. A página institucional do Senado Federal no Facebook chegou a 780 mil assinantes, com um aumento de 184% ao longo de 2015. Foram 690 milhões de visualizações.

— Das 1,2 mil publicações no Facebook em 2015, mais de 100 tiveram o alcance superior a 1 milhão de pessoas cada e duas foram vistas por mais de 20 milhões de pessoas. No twitter, o crescimento foi também consistente. O ano começou com 139 mil seguidores e já são mais de 262 mil — informou.

TV Senado

A grade de programação da TV Senado foi mudada para priorizar a atividade legislativa. Foram registradas 248 sessões plenárias e 923 reuniões de comissões.

— Totalizamos 2.825 horas de transmissão, confirmando o esforço de crescimento com relação aos anos anteriores. Houve um acréscimo de 17% nas transmissões do Plenário e de 82% nas transmissões das comissões — disse Renan.

Renan Calheiros acrescentou que a TV Senado estreou no Youtube e as visualizações foram de 1,6 milhão em 2014 para 12,5 milhões este ano. Já a Rádio Senado produziu mais de seis mil matérias e notas jornalísticas - 40% a mais do que no ano passado.  Nos fins de semana, houve um aumento de 150% no tempo dedicado ao trabalho do Senado.

Relações Públicas

A área de Relações Públicas, por sua vez, promoveu 95 eventos institucionais, com público estimado de 11 mil pessoas. Entre elas, estão as duas reuniões do pacto federativo, que reuniram governadores e prefeitos.

— Foi, talvez, a primeira vez na história da República que o Senado fez uma reunião com a presença de todos os governadores e depois fizemos uma nova grande reunião com a presença de todos os prefeitos de capitais e das três entidades que representam os municípios — concluiu Renan.

O Programa Visite o Congresso atendeu, até novembro, 121 mil visitantes e por isso, foi distinguido pelo Guia Michelin, como três estrelas — a melhor classificação — na categoria "Atrações turísticas — lugares para ver e o que fazer”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)