Ângela Portela celebra permissão da Funai para linha de energia em terra indígena

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/11/2015, 16h06

A senadora Ângela Portela (PT-RR) anunciou a liberação da carta de anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai), permitindo que as obras de construção do Linhão de Tucuruí cruzem 123 quilômetros da terra indígena waimiri-atroari, em Roraima.

Com a autorização, o linhão entre Manaus e Boa Vista beneficiará o estado de Roraima que, conforme disse a senadora, não pode permanecer de fora do sistema interligado nacional.

— Que vai tirar o nosso estado do isolamento, que vai acabar, se Deus quiser, com o apagão que existe em Roraima. A energia de Guri [complexo hidrelétrico situado na Venezuela] já não é mais suficiente. As nossas termoelétricas  são energia cara, poluente e que não atende a nossa necessidade.

Ângela Portela disse que o a participação da presidente Dilma Roussef foi fundamental para que a carta de anuência da Funai fosse concedida.

Ela disse que agora falta o licenciamento ambiental ser concedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e disse que nesta semana ainda vai se reunir com a presidente do órgão para tratar do assunto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)