Acir Gurgacz vai apresentar relatório 'enxuto' para Orçamento de 2016

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/11/2015, 17h39

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), afirmou em discurso nesta segunda-feira (30) que o Congresso Nacional não pode deixar de aprovar o orçamento do ano que vem.

Gurgacz lembrou que na terça-feira será votado na Comissão Mista de Orçamento o relatório de receitas da proposta orçamentária de 2016, relatado por ele. O senador disse que o relatório está enxuto, não cria receitas fictícias, novos impostos ou aumenta os que já existem.

O parlamentar explicou que é contra a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, a CPMF. Lembrou ainda que cada ponto da taxa Selic corresponde a uma despesa anual  do governo de aproximadamente R$ 12 bilhões. Por isso, a solução para a retomada do crescimento está na redução dos juros.

— Se nós estamos falando de uma CPMF que vai nos trazer R$ 32 bilhões de receitas, se nós baixarmos a taxa Selic apenas em 3 pontos percentuais, o que é muito pouco para baixarem, já supera toda a arrecadação da CPMF — refletiu.

Acir Gurgacz acrescentou que tirar o dinheiro de circulação, aumentando os juros e diminuindo o crédito, diminui o consumo e a produção, aumentando o desemprego.

Rodovia

O senador Acir Gurgacz defendeu ainda a restauração e a duplicação urgente da BR-364, que liga Porto Velho a Cuiabá.

Ele disse que, só nos últimos três meses, 28 pessoas morreram em acidentes nessa rodovia e lembrou que ela é importante para a exportação de produtos agrícolas:

—É uma estrada onde se movimentam aproximadamente 20 mil veículos por dia. Onde toda a produção do nordeste de Mato grosso e do sul de Rondônia são transportadas para Porto Velho, para que sejam embarcadas nas balsas através da hidrovia do Madeira para serem exportadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)