Ferraço propõe audiência pública com ministros para discutir a tragédia de Mariana

Da Redação | 12/11/2015, 17h12

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) entregou, nesta quinta-feira (12), à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), requerimento para realização de audiência pública com autoridades federais destinada a debater a tragédia da última quinta-feira em Mariana (MG), pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco.

A audiência deverá avaliar as providências tomadas após o acidente que afetou também o Espírito Santo e os riscos a que estão sujeitos outros reservatórios de rejeitos. O senador sugere que sejam convidados os ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi; de Minas e Energia, Eduardo Braga; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; além do diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia.

Subcomissão

Na quarta-feira (11), a CI ratificou requerimentos da Subcomissão Permanente de Acompanhamento do Setor de Mineração, que funciona no âmbito da comissão, de realização de audiência pública sobre a tragédia e de diligência dos senadores ao distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana.

Para o debate da Subcomissão, deverão ser convidados representantes da Samarco, do Crea-MG, do DNPM, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, da Agência Nacional de Águas (ANA), e um pesquisador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

As datas da audiência e da diligência ainda serão definidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)