Lindbergh Farias alerta para agravamento da crise social e econômica

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/11/2015, 17h54

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) alertou para os efeitos sociais da crise econômica, salientando que a situação deve se agravar muito e que o sentimento de revolta contra os políticos ameaça pôr em xeque a democracia brasileira. Na avaliação dele, a política econômica do governo fracassou e tem levado à piora contínua dos indicadores econômicos, situação que o país não pode suportar. Ele manifestou especial preocupação com a degradação dos serviços públicos e com o aumento do desemprego.

O senador fluminense criticou o comportamento da oposição, que, para ele, tomou a tese do impeachment como “ideia fixa” e influencia negativamente a confiança na economia. Porém, segundo Lindbergh, as pesquisas de opinião mostram que tanto o governo quanto a oposição apresentam altos índices de rejeição, e, na falta de ações rápidas que promovam uma “virada” na economia, a regressão social poderá levar o Brasil a uma situação semelhante à da crise da Argentina em 2001.

— Nosso prazo está se esgotando. Nós temos que, de alguma forma, em vez do 'samba de uma nota só' do ajuste fiscal, voltar a pensar em crescimento econômico e preservação do emprego, porque a crise é muito maior do que a gente está pensando.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)