Cortes no Orçamento não podem afetar Bolsa Família, diz Ângela Portela

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/10/2015, 16h15

A senadora Ângela Portela (PT-RR) acha preocupante a decisão do relator do Orçamento federal, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de propor um corte de R$ 10 bilhões no dinheiro previsto para o Bolsa Família em 2016. Isso equivale a 35% dos R$ 28,8 bilhões do que o governo quer aplicar no programa, explicou a senadora.

Ângela Portela disse que realmente o país necessita fazer cortes no Orçamento para poder organizar as contas públicas neste momento de crise, mas considerou inadmissível restringir o alcance do maior programa de transferência de renda do mundo, que já retirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza.

- Por mais que seja fundamental garantir um orçamento equilibrado, não é aceitável que isso seja feito às custas de programas sociais.  Há outras áreas que podem ser chamadas a contribuir antes de propor um sacrifício maior às parcelas mais vulneráveis da população. Do contrário, corremos o risco de transformar uma crise econômica, que pode ser passageira, numa crise social que é muito mais difícil de ser superada.

Ângela Portela ressaltou a importância do Bolsa Família, destacando que o programa atende mais de 14 milhões de famílias em todo o país. De acordo com a senadora, além de colocar comida na mesa dos mais pobres, o programa ajudou a reduzir a mortalidade e o trabalho infantil; garante a permanência de  milhões de crianças na escola; e contribuiu na geração de emprego e no fortalecimento da economia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)