Convocado permanece em silêncio na CPI do Carf

Da Redação | 29/10/2015, 20h12

O ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) João Batista Gruginski compareceu à reunião da CPI que investiga irregularidades no Carf, na manhã desta quinta-feira (29). Amparado em um habeas corpus preventivo do Supremo Tribunal Federal (STF), porém, Gruginski ficou em silêncio e não respondeu às perguntas dos senadores. Atualmente, ele é sócio da empresa SGR Consultoria Empresarial Ltda., uma das investigadas pela prática de tráfico de influência no Carf.

Com base na nova etapa da Operação Zelotes, da Polícia Federal, que focou no núcleo político das irregularidades no Carf, novos requerimentos de convocação foram apresentados. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) quer ouvir Carlos Juliano Ribeiro Nardes, sobrinho do ministro do TCU Augusto Nardes. Randolfe também pede a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de Carlos Juliano Nardes.

Já o presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), apresentou requerimentos para a convocação dos ex-ministros Erenice Guerra e Gilberto Carvalho. Ataídes também quer ouvir Luiz Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. Já Os requerimentos devem ser votados na próxima reunião da CPI, marcada para quinta-feira (5), às 9h.

- Há pressupostos básicos do envolvimento dessas pessoas com a venda de medidas provisórias – disse Ataídes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)