Senado aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Marrocos

Da Redação | 20/10/2015, 19h45

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20) a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Marrocos. O autor da proposta (PRS 20/2015), senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), justificou como motivos para a criação do grupo a longevidade das relações diplomáticas bilaterais, o incremento do fluxo comercial nos últimos anos e o aumento recíproco do interesse em turismo. Pela proposta, o grupo será integrado por membros do Legislativo dos dois países que a ele livremente aderirem.

Em seu relatório, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) salientou que o Marrocos é um país-chave no contexto africano. Além de exercer uma política externa extremamente ativa e multidirecionada, com eixos de aproximação com Estados Unidos e Europa, possui grande poder de influência no mundo árabe.

Pelo projeto, a cooperação interparlamentar será feita por meio de visitas recíprocas, troca de publicações e trabalhos legislativos, além da realização de congressos, seminários, simpósios, debates, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira.

A proposta prevê a criação de um regulamento interno para reger o funcionamento do grupo parlamentar. Na falta dele, as decisões serão tomadas pela maioria absoluta dos membros fundadores, respeitadas as disposições legais e regimentais em vigor. A matéria havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no final de agosto e segue agora para promulgação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)