Ângela Portela: 'número de estupros no Brasil é cenário de horror'

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/10/2015, 16h14

A senadora Ângela Portela (PT-RR) lamentou nesta terça-feira (20) que seu estado ocupe, pela segunda vez seguida, o primeiro lugar no número de estupros no país, em termos proporcionais. Segundo o 9° Fórum Brasileiro de Vigilância Pública, em 2014, foram registrados 287 estupros em Roraima, 23 a menos que em 2013.

De acordo com dados coletados junto às secretarias estaduais de Segurança Pública, em todo o país foram registrados 47.646 casos de estupro no ano passado, 7% a menos que em 2013. Houve também 5.042 tentativas de estupro notificadas.

Apesar de menores que os 2013, a senadora considera esses números altos, revoltantes e preocupantes.

— Não podemos fechar os olhos para esse cenário de horror — advertiu Ângela Portela.

Na avaliação do 9º Fórum Nacional de Segurança, os números reais de estupro são bem maiores que os registrados: algo entre 136 mil e 436 mil casos em 2014. Isso porque apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento das polícias. E nem todas as vítimas registram a violência por vergonha e por medo dos agressores, explicou Ângela Portela.

— Ainda temos muito a investir em políticas públicas e nos equipamentos sociais de amparo e proteção as mulheres, aos idosos, às nossas crianças e aos nossos adolescentes em condição de vulnerabilidade social, econômica, física e emocional. Precisamos, juntos, parlamentares, educadores, gestores  públicos e especialistas na área buscarmos solução para este problema social, cultural e de ordem pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)