Donizeti Nogueira desfaz 'mitos' sobre os governos do PT

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/10/2015, 18h51

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) reclamou hoje (14) em Plenário que os governos do PT são vítimas de mitos construídos e difundidos há vários anos pela mídia conservadora e pela oposição.  Esses mitos, segundo o senador, geram pessimismo por apresentar a visão de um Brasil frágil e sem perspectiva, imagem que não condiz com a realidade.

- Dizer que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo é um desses mitos. Nossa carga bruta equivale a 35% do PIB, inferior à de outros países, como os nórdicos, onde os impostos chegam a 50% do PIB. E o aumento significativo da carga tributária brasileira ocorreu em governos anteriores ao PT - afirmou.

Para o senador, a carga tributária bruta ou líquida não é a forma adequada de avaliar o custo do Estado. Melhor mesmo, segundo ele, é o índice que leva em conta os gastos públicos do país e a renda média do cidadãos. Nesse caso, estudos mostram que, entre as 20 maiores economias do mundo, o Brasil tem a quinta menor carga tributária, atrás da China, Índia, Indonésia e Irã.

Donizeti disse ser falsa também a alegação de que o PT inchou a máquina pública. Para ele, os países têm em média 21% de seus trabalhadores atuando na esfera pública, enquanto no Brasil apenas 12% dos trabalhadores são servidores públicos. Para o senador, o que o PT fez foi recompor e profissionalizar o serviço público, substituindo muitos empregados temporários e terceirizados por concursados. Também reduziu os gastos da folha de pagamento.

O senador contestou os dados de que o PT aparelhou o governo federal com apadrinhados. Segundo ele, antes da última reforma ministerial, o governo federal tinha 23 mil cargos comissionados. Porém, dois terços deles eram ocupados exclusivamente por servidores de carreira, por norma adotada já no primeiro governo Lula. Os de livre provimento eram somente pouco mais de 7 mil, esclareceu.

- Onde fica, então, o inchaço da máquina e o aparelhamento da máquina administrativa, propalado pela mídia conservadora? O Brasil não precisa de menos Estado e impostos, como querem fazer crer os que propunham agora pela restauração neoliberal. O Brasil precisa, isso sim, de um Estado mais eficiente, mais voltado a população necessitada, sustentado por impostos progressivos que incidam mais sobre os ricos e menos sobre os pobres - ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Donizeti Nogueira