Ivo Cassol pede liberação de medicamento novo para o combate ao câncer

Da Redação | 05/10/2015, 20h32

O senador Ivo Cassol (PP-RO) defendeu na tribuna, nesta segunda-feira (5), a liberação da Fosfoetalonamina sintética, usada no tratamento do câncer. Ele informou que pediu audiência na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o registro do remédio.

Depois de visitar pesquisadores da USP em São Carlos, interior de São Paulo, onde o medicamento é produzido ao custo de menos de R$ 0,10 a cápsula, o senador também cobrou do governo federal o incentivo à pesquisa para a continuação do trabalho dos cientistas e a distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS).

Cassol ainda citou casos de cura comprovada e destacou o aumento do número de pacientes que buscam tratamento com o remédio por via judicial. Ele recomendou àqueles cujas liminares foram derrubadas que recorram da decisão da Justiça.

O senador ressaltou igualmente a força da indústria de medicamentos que monopoliza o mercado e vende remédios caros. Ele fez um apelo à presidente da República para ajudar na iniciativa de liberação da Fosfoetalonamina sintética.

– O câncer tem cura. Eu já estou convicto porque acompanho isso. Os cientistas só querem um centro de pesquisa para continuar desenvolvendo o trabalho deles. Eles querem doar para o SUS, para o governo federal.  Olhem para o seu semelhante, não vamos nos dobrar à burocracia que o Brasil tem – pediu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: