Dalírio Beber critica cortes no sistema S

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/09/2015, 19h51

O senador Dalírio Beber (PSDB-SC), condenou hoje (30), em Plenário, a decisão do governo de cortar parte do dinheiro destinado ao Sistema S, grupo que engloba Sesi, Senai, Sesc e outras entidades ligadas à educação e qualificação de trabalhadores.

Ele ressaltou que em Santa Catarina, por exemplo, essas entidades têm uma história de sucesso e contribuição decisiva para o desenvolvimento do estado. Por isso, advertiu que a decisão do governo prejudica justamente quem pode ajudar o país a voltar a crescer: as empresas e os trabalhadores.

Para o senador, os cortes terão resultados devastadores porque vão reduzir as oportunidades de ensino para os jovens e de qualificação dos trabalhadores, já que em todo o país serão fechadas cerca de 300 escolas profissionalizantes do Sesi e do Senai. Segundo ele, também serão fechadas 450 unidades do ensino básico e de educação de jovens e adultos, acarretando uma demissão de 30 mil trabalhadores.

- O que não entendemos é por que cortar recursos daquilo que está dando certo e que é um dos responsáveis pela competitividade do setor produtivo brasileiro. Portanto, somos contrários a qualquer medida do executivo que venham a retirar recursos que estão sendo muito bem aplicados por parte do sistema S.

Dalírio Beber também lamentou a morte do frei franciscano Edgar Weist, ocorrida no sábado passado. Ele atuou por mais de 20 anos em paróquias da cidade catarinense de Blumenau.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Dalírio Beber