Campanha Mais Mulheres na Política é lançada em município do Amazonas

Da Redação | 25/09/2015, 19h04

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que exerce a função de procuradora da Mulher no Senado, lançou a campanha Mais Mulheres na Política na cidade amazonense de Maués.

— Somos mais da metade da população, mais da metade do eleitorado, temos maior tempo de estudo. Então por que somos só 10% dos parlamentares? Isso precisa mudar — defendeu Vanessa.

Ela manifestou esperança de que a Câmara dos Deputados siga o exemplo do Senado e aprove a PEC 98/2015, que estabelece uma cota mínima de assentos para as mulheres nas casas legislativas, começando por 10% e indo até 16%.

— Não é para tirar lugar de homem, mas para termos uma sociedade mais igual, inclusive nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas, no Congresso Nacional, com mulheres ajudando a também fazer as leis — afirmou.

A campanha foi lançada em clima de festa. Com o apoio do prefeito da cidade, Padre Carlos Góes (PT), Vanessa Grazziotin participou de carreata do aeroporto até o local de lançamento da campanha, que reuniu aproximadamente 400 motociclistas.

O município de Maués é conhecido como importante produtor de guaraná e também por ser a terra da primeira mulher a ocupar uma cadeira no Senado depois da Princesa Isabel. Embora nascida em São Paulo, Eunice Michiles – que assumiu o mandato de senadora em 1979 – tinha base política no município, onde morou e trabalhou como professora durante muitos anos. O fato foi lembrado por Vanessa Grazziotin em seu discurso.

Com informações da Assessoria de Imprensa da senadora Vanessa Grazziotin

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)