Senado presta homenagem aos administradores pelo seu dia

Da Redação | 10/09/2015, 18h59

Sem bons administradores, as empresas nãos prosperam e o governo não consegue atender as demandas da sociedade, disse nesta quinta-feira (10) o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) durante sessão especial em comemoração ao Dia do Administrador, celebrado em 9 de setembro. A data marca o Jubileu de Ouro da Administração, pois remete à Lei 4.769/1965, que criou os conselhos federal e estaduais da profissão. Representantes desses profissionais participaram da sessão.

Em um mundo globalizado, a figura do administrador é imprescindível para que as empresas se mantenham sólidas e prósperas, o governo preserve suas contas e seja assegurada a prestação dos serviços públicos, destacou Donizeti, autor do requerimento da homenagem.

O senador também é autor de projeto de lei segundo o qual os cargos e funções de administração em organizações privadas, não governamentais e públicas somente poderão ser providos por tecnólogos e administradores profissionais, que seriam obrigados a comprovar anualmente, perante a organização empregadora, a regularidade com o Conselho Regional de Administração (CRA). O projeto (PLS 39/2015) está sendo analisado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde é relatado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Oferta de serviços

O senador Valdir Raupp (PMDB-RR) observou que muitos serviços públicos e privados não funcionam adequadamente por falta de administradores em postos essenciais. Ele criticou a falta de sensibilidade de patrões e empresas, e disse que é importante avançar na conscientização da necessidade de contratar profissionais habilitados para administrar os empreendimentos.

O senador Elmano Ferrer (PTB-PI) congratulou-se com os administradores, observou que o Brasil vive momentos difíceis, e disse que a “maior de todas as crises é a do Estado brasileiro”.

— O grande problema que nós temos chama-se gestão. Assistimos ao sucateamento, ao desmoronamento, ao caos das nossas instituições. Temos que profissionalizar as instituições públicas — afirmou.

O senador Hélio José (PSD-DF) defendeu a desburocratização da gestão publica, e disse que os administradores são fundamentais nessa questão.

Conselheiro do Conselho Federal de Administração (CFA) pelo Tocantins, Rogério Ramos saudou o projeto, e disse que a iniciativa é importante para valorizar a profissão. Já o conselheiro do CFA pelo Distrito Federal, Carlos Alberto Ferreira Júnior, disse que as coisas não estão funcionando bem nas esferas publicas e privadas do país, e que a população está insatisfeita com os serviços oferecidos pelo governo e por particulares.

O presidente do CFA, Sebastião Luiz de Mello, criticou a presença de “intrusos e pessoas despreparadas” em cargos que por lei pertencem aos administradores, mas que por falta de oportunidade não lhes são disponibilizados.

— A segurança, educação e saúde não retratam que o povo está contente. As conversas de corredor não nos indicam que as práticas perversas sejam debeladas. É preciso dar um basta se queremos um país melhor. Casinha para morar e franguinho no prato não garantem o desenvolvimento e o futuro do país. Esse país bem administrado é melhor para todos nós, e é o sonho de todos os brasileiros. É a agenda de boa qualidade e de boa governança que o país quer — afirmou.

A Mesa foi integrada pelo o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello; o vice-presidente da entidade, Sérgio Pereira Lobo; o conselheiro pelo Acre, Marcos Clay Lúcio da Silva; o conselheiro pelo Distrito Federal, Carlos Alberto Ferreira Junior; a conselheira pelo Rio Grande do Norte, Ione Macêdo de Medeiros Salem; e o conselheiro pelo Tocantins, Rogério Ramos.

Antes do final da sessão, o senador Donizeti Nogueira recebeu o prêmio do Jubileu de Ouro da Administração, entregue pelos representantes do CFA.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: