Pinheiro cobra mais iniciativa do governo para enfrentar a crise

Da Redação | 09/09/2015, 20h18

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou nesta quarta-feira (9) que a perda do grau de investimento do Brasil poderia ter sido evitada com iniciativas do governo que garantissem o aumento da arrecadação, sem a necessidade de elevação da carga tributária. Ele também reprovou os críticos do governo que disseram prever a crise, mas não contribuíram com soluções.

— A crise me assusta menos do que a falta de iniciativa, do que a falta de atitudes para o enfrentamento dessa crise — disse.

Walter Pinheiro apontou como exemplo a demora na definição sobre o projeto (PLS 298/2015) de repatriação dos recursos que tramita no Senado há quase 60 dias. Ele apontou a falta de iniciativa do Executivo em enviar com urgência uma nova proposta para agilizar a recuperação dos capitais no exterior.

Além de pedir que o governo indique na proposta de Orçamento para 2016 onde deverá reduzir a própria estrutura, o senador também reiterou sua posição contrária ao aumento de impostos, porque “elevam a inflação e sacrificam o trabalhador”.

Pinheiro ainda ressaltou que a elevação da taxa de juros é um desestímulo ao investimento. Ele sugeriu ao governo que identifique e incentive, por meio de crédito, setores da economia com potencial para voltar a produzir.

— Não acredito que o Brasil é um caso perdido, ou uma empresa quebrada, eu ainda tenho esperança — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)