Paim registra aprovação do projeto que institui Mês da Poesia

Da Redação | 26/08/2015, 19h48

O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou nesta quarta-feira (26), em Plenário, a aprovação do projeto de sua autoria que institui março como o Mês da Poesia. Aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a proposta homenageia o poeta Thiago de Mello, nascido em 30 de março de 1926 e autor do Estatuto do Homem, Faz Escuro Mas Eu Canto e A Canção do Amor Armado, entre outras obras. A proposta (PLS 343/2011) teve como relatora a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

— O correr dos anos só fez confirmar suas qualidades e os elogios com que fora recebido pela inteligência brasileira. O amadurecimento permitiu ao poeta da Amazônia mergulhar profundamente nas raízes da sensibilidade — afirmou Paim.

Thiago de Mello nasceu no interior do Amazonas. Mais tarde, iniciou seus estudos em Manaus. Depois mudou-se para o Rio de Janeiro, onde abandonou o curso de medicina para se dedicar à poesia. Em 1951, irrompeu no cenário cultural brasileiro, com o reconhecimento de sua atividade pela crítica literária.

Preso durante a ditadura militar, iniciada em 1964, Thiago de Mello foi para o exílio, período em que passou por Portugal, França, Alemanha e Chile, onde manteve estreito contato com o poeta Pablo Neruda (1904-1973). Com o fim da ditadura, em 1985, o poeta voltou a sua terra natal, Barreirinha, onde se encontra até hoje.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)