Comissão de Direitos Humanos debaterá legado de Abdias Nascimento

Da Redação | 21/08/2015, 13h17

O legado de Abdias Nascimento é o tema da audiência pública a ser realizada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), às 9h, desta segunda-feira (24). A iniciativa partiu do senador Paulo Paim (PT-RS).

Abdias Nascimento (1914-2011), foi senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Em 1948, junto com amigos, fundou o jornal O Quilombo, que deu voz a grupos sociais alijados da mídia. Passou 13 anos em exílio após a edição do Ato Institucional nº 5 do regime militar, em 1968.

O ativista foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra, que se comemora em 20 de novembro – data em que o Senado entrega a Comenda Abdias Nascimento para pessoas que se destacam na defesa da igualdade racial. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

Foram convidados para a reunião desta segunda-feira o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores, ministro Alexandre Peña Ghisleni; a representante do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros, Elisa Larkin Nascimento; o interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir do Santos; o diretor-executivo da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), Frei David; a presidente da Fundação Palmares, Cida Abreu; o presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, Humberto Adami; o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Giovanni Harvey; o coordenador da Iniciativa Legislativa Popular pela Criação do Fundo da Igualdade Racial, Mário Theodoro;  o Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente; e o escritor nigeriano, ganhador do Nobel de Literatura, Wole Soyinka.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)