Definida votação de mudanças no CDC e de regras mais rígidas de prevenção a incêndios

Da Redação | 19/08/2015, 17h00

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá votar, na próxima semana, mudanças no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e normas de segurança mais rígidas para prevenção e combate a incêndios e desastres em áreas públicas. A decisão foi tomada após entendimentos, nesta quarta-feira (19), entre o presidente da CCJ, senador José Maranhão (PMDB-PB), e os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Paulo Paim (PT-RS), relatores das propostas, respectivamente.

Ferraço apresentou substitutivo ao PLS 281/2012, que cria uma nova seção no CDC para tratar do comércio eletrônico (compras pela internet). O projeto tramitava em conjunto com outras 26 proposições, examinadas anteriormente por uma comissão especial de juristas instalada na última gestão de José Sarney (PMDB-AP) como presidente do Senado.

A outra proposta, o projeto de lei da Câmara (PLC) 33/2014, tem parecer favorável do senador Paulo Paim, com três emendas de redação. O texto define normas de segurança no país e cria regras de funcionamento para estabelecimentos como boates, casas noturnas, bares, cinemas, teatros, prédios públicos, restaurantes, hotéis, hospitais, escolas e circos. A inspiração para o projeto foi o acidente ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde mais de 200 pessoas morreram vítimas de um incêndio em 2013.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: