Projeto aprovado estimula empreendedorismo de jovem no meio rural

Iara Guimarães Altafin | 06/08/2015, 12h06

Para estimular o empreendedorismo de jovens que vivem e trabalham no meio rural, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou o PLS 104/2015, do senador José Agripino (DEM-RN), que institui política de incentivos a esse público.

A falta de apoio do poder público, argumenta o autor, contribui para o aumento do êxodo de jovens do campo, obrigados a buscar nas cidades alternativas de trabalho. Com a proposta, Agripino quer estimular o espírito empreendedor entre os filhos de agricultores e apoiar iniciativas que deem a eles viabilidade econômica para permanecer no meio rural.

As ações da Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo deverão envolver o governo federal, os governos estaduais e as prefeituras, em atividades voltadas à educação empreendedora e capacitação técnica, além da oferta de crédito e da difusão de novas tecnologias.

Conforme a proposta, as atividades de capacitação devem ser voltadas a conhecimentos práticos para produção, comercialização e gestão econômica. Deverão ser criadas linhas de crédito específicas para valorizar atividades que os jovens já tenham iniciado e incentivar novos empreendimentos.

O projeto também autoriza o poder público a instituir o Comitê de Formação Empreendedora do Jovem do Campo, que será responsável pelo planejamento e coordenação de ações.

Em voto favorável, o relator na CRA, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), ressalta a importância de uma melhor formação profissional dos jovens no campo. Ele apresentou emenda para incluir na educação básica conteúdos técnicos relevantes à atividade rural.

— A elevação da produção agropecuária, resultante de incrementos de produtividade, somente se tornará contínua com a implantação de políticas de capacitação e de estímulos ao empreendedorismo voltados às novas gerações — frisou Moka.

O projeto também será submetido às Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)