Flexa Ribeiro condena MP que prevê redução de jornada e salário

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/07/2015, 16h14

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse estar indignado com a medida provisória que permite a redução de salários. Pela MP, empresas em dificuldades poderão reduzir em até 30% a jornada de seus trabalhadores, com redução proporcional também dos salários.

O governo alega que essa medida vai proteger os empregos, reclamou Flexa Ribeiro, que acredita que especialistas têm razão em desconfiar dessa decisão. É que, segundo o senador, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) vem sendo dilapidado pelo Partido dos Trabalhadores, que emprestou dinheiro do fundo a juros baixíssimos para países governados por pessoas alinhadas com o partido.

— E quem fica prejudicado, evidentemente, são os trabalhadores brasileiros. O fundo vem perdendo liquidez e parte de sua sustentabilidade. Somente no ano passado o rombo foi de R$ 12,9 bilhões no FAT. Com as contas no vermelho, como o governo garantirá a complementação dos salários da classe trabalhadora?

Flexa Ribeiro também reclamou que os cortes feitos pelo governo no Orçamento estão prejudicando os hospitais universitários, essenciais à formação dos profissionais de saúde. Ele disse que o Hospital Universitário João de Barros Barreto, ligado à Universidade Federal do Pará, está com muitas de suas ações paralisadas por falta de material.

O senador afirmou ainda que a convenção nacional do PSDB reuniu, neste domingo, em Brasília, milhares de brasileiros que, apesar da crise econômica, política e ética, ainda confiam que é possível transformar o Brasil num país melhor. Para isso, pedem mudanças. Na convenção, o senador Aécio Neves foi reeleito para mais um mandato de dois anos à frente do partido, comentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)