Wellington Fagundes alerta para situação precária de haitianos em Mato Grosso

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/06/2015, 17h06

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) destacou o crescimento dos problemas sociais em Mato Grosso com a chegada de 2,7 mil haitianos em Cuiabá desde a Copa do Mundo, no ano passado. Ele também ressaltou a situação precária dos imigrantes.

Segundo o senador, a capital de Mato Grosso recebe em média de 20 a 30 haitianos por dia. A maioria tem dificuldade para conseguir emprego e se regularizar. Por consequência, são excluídos da atenção básica. Os doentes só conseguem atendimento médico com ajuda da Pastoral do Migrante.

O senador denunciou a propaganda enganosa dos atravessadores, que atraem os haitianos para o Brasil ao custo de R$ 4 mil a R$ 6 mil. Wellington Fagundes defendeu a aprovação no Senado do projeto que cria a Lei da Migração para substituir o atual Estatuto do Estrangeiro.

— Não podemos transformar essa linha imigratória em um problema social a mais para o nosso país. Devemos acolher, mas acolher com responsabilidade. É preciso que tratemos desse assunto com o respeito que o povo haitiano merece. Cobrar não só a aprovação desse projeto, como também outras medidas que o governo possa apoiar os governos do estado, os governos municipais, no sentido de fazer com que esse povo tenha aqui, ao chegar, todas as condições para que eles possam desenvolver aqui suas esperanças, seu sonhos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)