Revista conta os 18 anos do Programa Interlegis

Da Redação | 19/06/2015, 13h26

O Interlegis lançou, nesta semana, a revista Interlegis 18 anos: história, conquistas e desafios, uma publicação com toda a história do Programa, criado em 1997 para apoiar o processo de modernização e integração do Poder Legislativo. A revista descreve a experiência desses 18 anos de atividades Interlegis, com base em mais de uma centena de entrevistas, destacando os principais desafios e êxitos nesse período.

As 80 páginas da publicação estão divididas em cinco capítulos. O primeiro deles é um resgate sobre a criação e os objetivos do Interlegis, incluindo a parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O capítulo II descreve a primeira fase do Programa, conhecida como Interlegis I, que ocorreu entre 1999 e 2006.

O capítulo III discrimina os principais produtos do Interlegis e suas diversas aplicações nas áreas da informação, tecnologia, educação e comunicação. Outro destaque deste capítulo são as entrevistas com técnicos legislativos de câmaras municipais e assembleias legislativas de várias regiões brasileiras sobre a experiência com o uso dos produtos Interlegis.

O capitulo IV é sobre a segunda fase do Programa, conhecida como Interlegis II, que foi de 2007 a 2014. Já no último capítulo, a revista traz as principais metas do Interlegis III, fase que se iniciou em 2015 com a bandeira da democracia participativa e sustentabilidade.

Em artigo de apresentação da revista, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destaca o orgulho por ter assinado, em 2007, o contrato que deu início à segunda fase do Interlegis .

- A importância do programa para o Brasil, principalmente para a sobrevivência de muitas pequenas casas legislativas, que não só usam os produtos interlegis, como também os hospedam na base de dados do programa, é fundamental – afirma Renan.

Em outro artigo da revista, o senador Vicentinho Alves (PR-TO), primeiro-secretário do Senado e Diretor Nacional do Interlegis, explica que o Programa ultrapassa a missão de fortalecimento do Legislativo, por ter se transformado em “compromisso do Estado com a sociedade”.

Na visão de Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão gestor do Interlegis, o Programa, “cada vez mais, volta-se para a capacitação dos legislativos estaduais e municipais, na formulação e avaliação de políticas públicas, aspecto central na relação com a sociedade organizada”.

(Da Assessoria de Imprensa do Interlegis)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)