Wellington Fagundes pretende ampliar proteção aos idosos

Da Redação | 18/06/2015, 19h58

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (18), o senador Wellington Fagundes (PR-MT) anunciou a apresentação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) como forma de ampliar a proteção dos idosos e incluir o tema entre as competências dos entes federativos.

Wellington citou dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, segundo a qual cinco denúncias de violência contra idosos são registradas a cada hora no Brasil e 70% dos suspeitos têm parentesco direto com as vítimas. A violência atinge principalmente as mulheres.

As agressões físicas e psicológicas não são os únicos problemas enfrentados pelos idosos no Brasil, disse Wellington, lembrando ainda a ocorrência de práticas desonestas contra essa faixa etária, como a aplicação de golpes e o mau atendimento em bancos e estacionamentos, entre outros.

Wellington também destacou a passagem do Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no último dia 15. O senador explicou que a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de conscientizar a população contra as agressões praticadas contra os idosos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)