Cristovam critica MP com novo cálculo para a aposentadoria

Da Redação | 18/06/2015, 20h54

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou a Medida Provisória (MP) 676/2015 editada pela presidente Dilma Rousseff para substituir o texto aprovado no Congresso com fórmula alternativa ao fator previdenciário. Ele defendeu uma discussão ampla sobre a crise previdenciária no país e acusou o governo de criar “pacotes improvisados” que não resolvem o problema em longo prazo.

Cristovam destacou a inversão demográfica no Brasil em que o número de jovens ficará proporcionalmente menor ao de idosos e aposentados. Além de profundas reformas para viabilizar a Previdência, o senador propôs o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria dos trabalhadores do Regime Geral da Previdência, que tem teto de R$ 4 mil.

O parlamentar afirmou que o país é regido por medidas provisórias com soluções “improvisadas, simplistas e superficiais” que funcionam em curto prazo, mas que ignoram problemas estruturais e não observam as consequências.

– Precisamos de leis concretas, longas, que durem. Para que a gente saiba como vai ser o futuro. As decisões que nós estamos tomando aqui não levam em conta como será o mundo do futuro para as nossas crianças e isso é uma irresponsabilidade que se manifesta nas improvisações que estão sendo feitas – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)