Uso de cobaias animais na pesquisa de cosméticos é tema de programa da TV Senado

Da Redação e Da TV Senado | 12/06/2015, 08h01

Desde 2013 o uso de animais para testes de novos cosméticos está proibido na União Europeia. O Brasil também pode ganhar uma lei sobre o assunto. O PLC 70/2014, já aprovado pela Câmara dos Deputados, está em análise na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. Em audiência pública realizada no dia 26 de maio, a comissão ouviu representantes dos órgãos reguladores federais, da comunidade científica e de entidades de defesa dos animais. Um tema delicado, com diversas implicações éticas, econômicas e científicas.

O coordenador do Conselho Nacional de Experimentação Animal, José Mauro Granjeiro, fez um resgate histórico para mostrar que o uso de animais em pesquisas médicas remonta a Hipócrates, em 450 a.C. O professor da Universidade Federal de Alfenas (MG) Thales de Astrogildo e Tréz ponderou que os testes de toxicidade feitos com animais são cientificamente ultrapassados e apresentam resultados duvidosos.

O assessor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Joel Majerowicz observou que a proibição total do uso de animais em pesquisa de cosméticos causaria uma significava perda econômica para o setor. Essa vedação completa é o que deseja o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, que congrega mais de cem entidades e foi representada na audiência pública pela diretora técnica, Vânia Plaza Nunes. E um representante do setor de cosméticos, Márcio Lorencini, do Grupo O Boticário, mostrou que é possível substituir os testes com animais por outras técnicas. O Boticário já não emprega animais na pesquisa de novos produtos.

Veja no programa Em Discussão!, da TV Senado, um resumo desse debate

Estreia: Sábado (13), às 23h30 (programa de 27 minutos)
Horários de reapresentação:

Domingo (14), à 9h e às 16h30

Segunda-feira (15), a 1h30

Sábado (19), às 16h30

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)