Ângela Portela afirma que é preciso valorizar professores

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/06/2015, 16h41

A senadora Ângela Portela (PT-RR) afirmou que concorda com o ministro da Educação, Renato Janine, que disse ser preciso valorizar os professores e todos os trabalhadores da educação e tornar atrativa a carreira do magistério, já que os baixos salários impedem que os jovens queiram ser professores.  O ministro se pronunciou em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (9).

Segundo o ministro, o país precisa investir na valorização salarial, em melhores condições de trabalho e na formação dos professores, com prioridade para a educação básica. A senadora também concordou com essa afirmação, observando que é na educação básica que estão os salários mais baixos e as condições de trabalho mais precárias.

Ângela Portela explicou que Janine reconheceu a necessidade de correção de rumos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que garante financiamento para  quem não pode pagar o ensino superior, e acrescentou que nenhum programa importante do Ministério da Educação (MEC) será suspenso.

- Especificamente sobre o contingenciamento de R$ 9 bilhões no orçamento do MEC, o ministro assegurou que não haverá cortes em programas importantes, mas apenas reescalonamentos. Programas como o Ciência sem Fronteiras,  o Fies e o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) sofrerão reprogramações, mas manterão tanto seus objetivos quanto sua estrutura - disse Ângela Portela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)