Ministro da Saúde será questionado sobre providências para enfrentar a dengue

Elina Rodrigues Pozzebom | 08/06/2015, 12h32

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, comparecerá à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na próxima quarta-feira (10) para dar explicações sobre as providências adotadas pelo governo federal para conter a epidemia de dengue que atinge o país. O requerimento para a realização da reunião é de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Segundo ele, dados do próprio Ministério da Saúde indicam o registro de 745,9 mil novos casos da doença entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano, uma alta de 234% em comparação com o mesmo período de 2014.

Crivella acrescentou que pelo menos sete estados brasileiros já apresentam números superiores ao patamar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), caracteriza epidemia (a ocorrência de 300 casos de dengue a cada 100 mil habitantes). São eles: Acre, com 1.064,8 casos por 100 mil habitantes; Goiás, com 986,9 casos por 100 mil; São Paulo,  911,9; Mato Grosso do Sul, 462,8; Tocantins, 439,9; Rio Grande do Norte, 363,6; e Paraná, com 362,8 casos por grupo de 100 mil.

Somente nas 15 primeiras semanas de 2015, foram notificadas 229 mortes causadas pela dengue, um amento de 44,9% em comparação com igual período de 2014. O quadro é agravado pelo fato de o Aedes aegypti, transmissor da doença, também propagar a febre chikungunya, enfermidade parecida com a dengue, mas causada por outro vírus. O mosquito pode ainda transmitir o zika vírus, que causa sintomas semelhantes ao da dengue clássica, mas com menor gravidade.

“Considerando o risco que a atual epidemia de dengue representa, inclusive pela possibilidade de o mosquito transmitir a chikungunya, é que a CAS deve se ocupar da discussão sobre as providências necessárias ao enfrentamento desse grave problema de saúde pública”, justificou Crivella.

A reunião será na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa, a partir das 9h.

Anvisa

Na reunião da CAS, o senador Elmano Ferrer (PTB-PI) deverá fazer a leitura do relatório com a indicação de Jarbas Barbosa da Silva Júnior para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na vaga decorrente do término do mandato de Dirceu Brás Aparecido Barbano.

Após a leitura do relatório, será concedida vista coletiva da mensagem presidencial. Sabatina e votação serão agendadas posteriormente pelo presidente da CAS, senador Edison Lobão (PMDB-MA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)