Ângela Portela defende financiamento público de campanhas eleitorais

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/05/2015, 15h11

A senadora Ângela Portela (PT-RR) defendeu, nesta segunda-feira (25), projeto de sua autoria que cria o Fundo de Financiamento das Campanhas Eleitorais, constituído de dinheiro do Orçamento da União e de doações de pessoas físicas e empresas, para custear as eleições.

Pela proposta da senadora, 30% do total do fundo será distribuído igualmente entre todos os partidos. O restante será destinado aos partidos em valores proporcionais ao número de votos que cada um obteve para a Câmara dos Deputados na eleição anterior.

Para ela, a adoção do financiamento exclusivamente público de campanha vai acabar com o abuso do poder econômico nas eleições.

Segundo a senadora, as empresas, especialmente as dos setores financeiro e de construção civil, financiam os candidatos com mais chances e esperam algum benefício em troca, após o resultado das eleições.

Ângela Portela reconheceu que a proposição não é aceita pela população, que desconfia cada vez mais dos políticos e dos partidos. Mas é somente assim, a seu ver, que será possível tornar o sistema eleitoral mais justo, sem a interferência do poder econômico na definição dos representantes da população.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Angela Portela