Senadores retomam acompanhamento das obras de Belo Monte

Da Redação | 13/05/2015, 11h12

A subcomissão da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) destinada ao acompanhamento das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, retomou os trabalhos nesta quarta-feira (13). Na ocasião, elegeu o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) como presidente e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) como vice. O relator será o senador Paulo Rocha (PT-PA).

A Usina de Belo Monte está sendo construída na bacia do Rio Xingu, próxima ao município de Altamira. A maior preocupação dos parlamentares é a de fiscalizar as ações que diminuam os impactos da obra na vida da população.

Essas ações incluem saneamento básico e devem ser feitas pela concessionária, a empresa Norte Energia. No entanto, é provável que não fiquem prontas juntamente com a barragem da hidrelétrica. De acordo com Flexa, embora as redes de saneamento estejam prontas, há um impasse entre o consórcio responsável por Belo Monte e as prefeituras, sobre quem tem o dever de fazer as ligações prediais.

— A usina já está com atraso. Era para produzir energia em 2015, mas só o fará em 2016, devido a várias interferências, então não dá para admitir um negócio como esse — reclamou o senador.

Ele adiantou que o plano de trabalho da subcomissão deve incluir uma visita dos senadores, no começo de junho, a Altamira e Vitória do Xingu, municípios mais afetados com as mudanças.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)